A União Noruega não continuará ordenando seus Pastores

No dia 21 de setembro de 2015 o comitê executivo da União Noruega (NORUC) votou numa maioria de 12 a 2 a seguinte declaração. (A declaração esta acompanhada por um documento explicando o motivo por trás da ação.)

: -Atualmente não lidamos com as distinções de pastores ‘’ordenados’’ ou ‘’comissionados’’. Ou de pastor estagiário ou um Pastor, independente de sexo ou autoridade.
“Votado

1. A NORUC solicita aos líderes mundiais da igreja Adventista do Sétimo dia que vejam novamente as recomendações as recomendações do relatório do comitê de investigação Bíblica do TED (Divisão TRANSEUROPEIA) ao TOSC (Comitê de Estudo da Teologia da Ordenação) e encontre uma prática sobre como os dons dados por Deus a homens e mulheres possam ser reconhecidos de acordo com o fato de que a igreja

O NORUC levou os líderes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia para ver as recomendações do relatório da Comissão de Pesquisa Bíblica TED (Divisão Transeuropeia) em TOSC (Comitê para o Estudo da Teologia da Ordenação) e novamente encontrar um prático sobre os dons dados por Deus aos homens e mulheres possam ser reconhecidos de acordo com o fato de que a igreja chamou homens e mulheres para ser pastores.

A prática deve ressaltar a missão e o serviço em vez da pessoa e o poder. Isto deve ser feito em harmonia com a crença fundamental Nº 14 ‘’Em Cristo somos uma nova criatura, distinções de raça, cultura, educação e nacionalidade e diferenças entre altos e baixos, ricos e pobres, homens e mulheres, não devem provocar divisões entre nós. Todos nós somos iguais em Cristo …’’

2. Baseando-nos na verdade bíblica por cima da política Adventista do Sétimo Dia, a NORUC não continuará a prática Adventista tradicional de ordenar/comissionar homens e mulheres para o ministério pastoral
3. A NORUC oferecerá uma sessão de oração para os Pastores estagiários quando comecem seu trabalho. Essa cerimônia não fará diretivas vazias no Manual da Igreja relacionados a quem pode oficiar o serviço de comunhão, etc..

4. Quando o estágio pastoral terminar, a NORUC realizará uma sessão de oração para o homem ou mulher que deseja entrar no ministério como um pastor regular. Desta maneira a igreja reconhecerá seu dom e seu chamado pessoal. Além disso verifica a nomeação da igreja de que ele/ela como um/a pastor/a regular. Autorizando-o (a) a realizar plenamente os deveres que ele/ela tem sido chamado a realizar.
5. A NORUC deixará de classificar os pastores em categorias de ‘’ordenados’’ e ‘’comissionados’’ na lista de credenciais. Em vez disso a NORUC funcionará com os seguintes grupos: Pastores estagiários e Pastores em serviço regular.

6. Até que não se estabeleça uma classificação de pastores sem uma distinção baseada em uma discriminação fundamental contra as pastoras mulheres, a NORUC não informará os pastores que estão servindo em nossa área ao Anuário ASD.

Baseado em uma informação de fontes bem informadas, se solicita a Associação Geral que nomeie um comitê imparcial que investigue as acusações de que alguns delegados do Congresso da AG em San Antonio em 2015, se lhes exigiu votar negativamente sobre a questão relacionada a ordenação, e que se lhes exigiram prestassem conta de seus votos ao regressar a sua região natal. Se há alguma verdade por trás destas acusações, é tanto uma violação da visão democrática básica dentro da IASD como uma ameaça aos processos democráticos usados na IASD em todos seus níveis. No caso de que estas declarações descrevam uma situação real, isto levantará um sério questionamento relacionado ao valor de toda a votação que se realizou em San Antônio. Com base na contagem dos votos, uns meros 203 votos negativos transformados em votos positivos teria mudado a maioria “não” por uma maioria “sim”.


Clickee aquí para poder baixar o documento completo em ingles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *