Como devemos interpretar 1 Timóteo 2:12?

Como devemos interpretar 1 Timóteo 2:12?

‘’Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.’’  (1 Timóteo 2:12)

Este verso é um dos textos fundamentais para aqueles que se opõem a ordenação da mulher. É um texto que explicitamente diz que as mulheres não podem ‘’exercer domínio’’ ou ‘’autoridade’’ sobre os homens, como dizem outras versões bíblicas.

Mas significa isso que as mulheres não podem pastorear uma igreja? Como se deve interpretar este versículo?

Interpretação Literal

Para sustentar sua posição de que as mulheres não podem ser pastoras os oponentes da ordenação de mulheres declaram que a Bíblia deve ser interpretada literalmente, e até mesmo mostram passagens do Espirito de Profecia para apoiar sua posição como essa:

“A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com seu significado óbvio, a não ser o caso de um símbolo ou figura.” (O Grande Conflito, p. 584)

No entanto, Ellen White também nos advertiu, sobre passagens complicadas que requerem um estudo profundo:

‘’ não conseguiremos sabedoria sem fervorosa atenção e estudo acompanhado de oração. Algumas porções da Escritura são, efetivamente, tão claras que não podem ser mal compreendidas; mas outras há cujo sentido não está sobre a superfície, de modo que possa ser apanhado de relance. É preciso comparar passagem com passagem. Tem de haver cuidadoso estudo e reflexão acompanhada de orações. E tal estudo será ricamente recompensado. ’’ (Caminho a Cristo, pág. 91)

Que tal, obedecermos a este conselho inspirado e estudarmos com oração e atenção sincera esta passagem, comparando-a com outras, esquadrinhando-a cuidadosamente? Deus promete que um estudo assim será ‘’abundantemente recompensado’’.

Contexto da passagem

Ellen White dava muita importância ao contexto das escrituras e recriminava aqueles que com ‘’o fim de sustentar doutrinas errôneas e práticas anticristãs tomam passagens da sagrada escritura isolados do contexto, não citam talvez mais que a metade de um verso para apoiar suas ideias e deixam a segunda metade que contrasta, provando o contrário’’ (O Grande conflito pág.512). Portanto é muito importante que conheçamos o contexto da epistola a Timóteo.

Quando Paulo escreveu a carta a Timóteo, neste momento ele era um líder, da igreja de Éfeso. A igreja em Éfeso estava passando por momentos difíceis. Havia sido invadida por “supostos mestres” que ensinavam “doutrinas falsas” baseadas em “lendas e genealogias intermináveis” (1 Tim. 1:3-4). Estes falsos mestres haviam enganado muitas mulheres da igreja de Éfeso pois Paulo diz “Algumas, na verdade já se desviaram para seguir a satanás” (1 Tim. 5:15).

Este é o contexto da primeira epístola a Timóteo: uma igreja que estava atravessando momentos difíceis, com mestres falsos que enganavam os cristãos com heresias.

Local X Universal

Agora que conhecemos o contexto da epístola fica mais claro estabelecer como devemos interpretar este versículo.

Aqueles que se opõem a ordenação da mulher declaram que 1 Timóteo 2:12 nos dá um mandato universal, aplicável a todas as mulheres de todos os tempos da igreja. Isso é dizer que as mulheres que não eram de Éfeso do mesmo século também deveriam ficar em silêncio, e não deveriam ensinar nem permanecer em postos de autoridade sobre homens.

Na verdade, nem todos os versículos se podem aplicar literalmente na atualidade. Por exemplo:

Em 1 Timóteo 5:23 Paulo aconselha a Timóteo o seguinte: Não continue a beber somente agua, tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. ’’

Significa isso que temos que aplicar literalmente este conselho como um mandato universal aplicável a todas as pessoas de todos os tempos e todas as igrejas?

Obviamente a resposta é negativa. Não podemos aplicar literalmente esta passagem. Não é porque temos enfermidades estomacais que agora vamos tomar vinho. Mas ainda que não possamos aplicar literalmente este conselho, podemos sim aplicar o princípio que está implícito no conselho.

O princípio que podemos aplicar literalmente é que se temos enfermidades devemos cuidar do que comemos e bebemos, além de tomar medicamentos que aliviem o problema.

De modo que ainda que não apliquemos literalmente o conselho de 1 Timóteo 2:12, sim podemos e devemos aplicar o princípio detrás do texto.

Comparar versículo com versículo

Para saber se temos que interpretar 1 Timóteo 1:12 como um mandato universal, onde nenhuma mulher pode ensinar e exercer autoridade, se não estar em silêncio. Ou se isso se aplicava a uma situação local, devemos seguir o conselho de Ellen White de comparar escritura com escritura:

“ (…) sabemos que no tempo presente há heresias e fábulas em nosso mundo, e precisamos saber o que é a verdade. Compete-nos estudar diligentemente por nós mesmos, para que possamos obter esse conhecimento. Não podemos fazê-lo com a simples leitura das Escrituras, mas precisamos comparar uma passagem com outra. ’’ (Exaltai-o pág. 122,123)

Comecemos com a parte de ‘’Não ensinar’’: “Porque não permito a mulher ensinar”

Se 1 Timóteo 2:12 é um mandato universal, então deveríamos esperar que em todo o Novo Testamento a nenhuma mulher se tenha permitido ensinar. No entanto quando comparamos texto com texto, percebemos que não foi bem assim.

Exemplo: As Anciãs de Creta Paulo lhes diz que ‘’devem ensinar o bem’’ (Tito 2:3). Também Priscila a quem Paulo considerava como uma “colaboradora em Cristo” (Rom. 16:3) Ensinou o evangelho a Apolo (Atos 18:26). A igreja de Colossos Paulo ordenou: “instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria” (Col. 3:16), sem fazer distinção de gênero. E a todos os hebreus, Paulo os repreendeu dizendo “a esta altura já deveriam ser mestres” (Heb. 5:12), também sem fazer distinção de gênero.

“Nem exercer domínio sobre os homens’’

Paulo em várias ocasiões mostra mulheres que tinham uma posição de autoridade na igreja, incluído sobre homens. Por exemplo, menciona a Júnia, que era mulher “destacada entre Os apóstolos ”.  (Rom. 16:7). Também menciona a Febe que era “uma diaconisa da igreja de Cencréia” e “havia ajudado a muitos”. Em grego aqui se usa a palavra prostatis que significa “protetora”, “padroeira” ou “guardiã”. O dicionário grego Thayer diz que significa “mulher acima de outros”[1].

Paulo também menciona a Priscila esposa de Áquila, usando quase sempre seu nome primeiro (o que denota autoridade). Esta mulher liderava uma igreja em sua casa (1 Co. 16:19). Em 1 Coríntios 1:11 Paulo menciona a “família de Cloe’’, o que segundo a tradição da antiguidade, e indicava que Cloe era a cabeça da família.

Assim vemos que há evidencias de mulheres que exerceram autoridade no Novo testamento.

“Estejam em silêncio ”

1 Timóteo 2:12 também diz que as mulheres devem permanecer em silêncio, no entanto na igreja de Corinto Paulo permite que as mulheres orem e profetizem em alta voz na igreja (1 Co. 11:5), a igrejas de Colossos diz que ‘’cantem salmos, hinos e canções espirituais a Deus, com gratidão no coração (Col. 3:16), sem fazer distinção de gênero. Assim é claro que Paulo não tinha o intuito que nas demais igrejas as mulheres estivessem em silêncio. Logo 1 Timóteo 2:12 não se mostra como um mandato universal.

Como devemos interpretar o versículo?

Se 1 Timóteo, como já como podemos concluir não é uma declaração ou ordem universal, que deveria ser aplicada a todas as mulheres em todos os lugares. Como deveríamos interpretar este verso?

Simples, interpretando o princípio por detrás do texto, ou subtendido no texto.

Paulo escreveu essa ordem/conselho a igreja de Éfeso como uma maneira de mitigar e evitar que as mulheres que se deixaram engar pelos falsos ensinos, começassem a disseminar as heresias, ao ensinar e ocupar posições de autoridade, por isso usa o exemplo de Eva. Ela não exerceu autoridade sobre Adão, mas compartilhou uma falsa ideia, ela o influenciou a pecar. Paulo queria que as mulheres de Éfeso não fizessem o mesmo que Eva: compartilhar ideias falsas que haviam recebido aos homens de sua igreja.

Temos aplicado literalmente 1 Timóteo 2:12 como Adventistas?

Historicamente falando, os Adventistas do sétimo dia não aplicam 1 Timóteo 2:12 como um mandamento universal que se aplicam a todas as mulheres em todos os tempos, e que se deva interpretar literalmente. Ao longo de nossa história jamais foi aplicado literalmente, pelo contrário temos tido muitas mulheres ensinando e exercendo autoridade. A IASD tem mulheres trabalhando como mestres em escolas, como professoras em universidades, em seminários teológicos, como instrutoras bíblicas, como professoras da escola sabatina, entre outros. Em outras palavras as mulheres ensinam na IASD.

O Texto diz que as mulheres devem estar em silêncio. Creem nisso os Adventistas? A resposta firme é não. Nossas mulheres cantam, oram, pregam, fazem campanhas evangelísticas, ministram classes bíblicas, e profetizam (Como foi o caso de Ellen White.) Em verdade as mulheres não estão e jamais estiveram em silêncio na igreja Adventista.

O texto diz que as mulheres não devem exercer autoridade sobre os homens. Crer nisso os Adventistas? É obvio que não. Hoje temos mulheres que são diretoras de escolas, hospitais e clinicas, reitoras de faculdades, diretoras de departamento dentro da IASD em todos os níveis, inclusive como vice-presidentes da associação geral, Ella Simons.

Atualmente existem em torno de 3200 mulheres pastoras na divisão da Ásia-Pacifico-Norte, 120 na divisão Norte Americana, e um número desconhecido em outros lugares do mundo. Temos tido três mulheres como presidentes de Associações, uma delas Flora Plummer em 1901. Ellen White jamais se opôs a sua nomeação.

Todas estas mulheres tiveram postos de autoridade eclesiástica sobre homens e mulheres igualmente. Assim concluímos que as mulheres sim podem exercer autoridade eclesiástica e espiritual sobre homens.  Como se pode notar, na prática a igreja não crer em 1 Timóteo 2:12 se aplica literalmente. Não se fizera isso e não estão fazendo isso.

Conclusão

Se estudarmos com profundidade a escritura comparando texto com texto, nos damos conta que 1 Timóteo 2:12 não é uma ordem universal, nem se pode aplicar literalmente sobre todas as mulheres em todas as épocas e lugares. No Novo Testamento encontra-se mulheres ensinando, em postos de autoridade e não estavam em silêncio absolutamente. A igreja Adventista igualmente teve e tem mulheres ensinando e em postos de autoridade. Mesmo que seja um absurdo interpretar literalmente este texto, se deve aplicar o princípio por traz, a ideia de Paulo era evitar que pessoas que creram nas heresias tivessem postos de autoridade e ensinassem aos demais membros da igreja as falsas doutrinas.

Fica claro que ao interpretar corretamente a bíblia e aplica-la em de forma harmônica, nos damos conta que 1 Timóteo 2:12 não é um obstáculo para que as mulheres devotas e conhecedoras da verdade tenham postos de autoridade e ensinem a verdade dentro da igreja, inclusive como pastoras.


Referencias

[1] Joseph Thayer, Greek-English Lexicon of the New Testament (New York: Harper and Brothers, 1889), 549

12 thoughts on “Como devemos interpretar 1 Timóteo 2:12?

  1. Sobre a mulher ensinar não é só em 1 Timóteo que paulo fala sobre o assunto, ele fala também em 1 corintios 14:34, o que é bem simples e tem que ser aceitável, 1 Corintios 14:37 Se Alguém se considera profeta ou espiritual reconheça ser mandamento do SENHOR O Que vos escrevo, aceita quem quer mais a verdade é que mulher não pode ocupar cargos De Homens .

    1. O conselho de Paulo em 1 Coríntios 14:34 e 35 pode ter sido motivado pela manifestação de resquícios de irreverência litúrgica entre as mulheres que aceitaram o cristianismo, provenientes do paganismo.
      Em sinagogas, as mulheres que freqüentam a igreja não deveriam falar em voz alta e comportar-se de maneira repreensível, como fazem nos templos pagãos, mas permanecer em silêncio e prestar atenção, como a lei ordena, de modo a não ofender os crentes judeus. Se vossas mulheres não conseguem entender o que está sendo ensinado, não deveriam interromper o pregador, mas esperar até chegarem em casa e perguntarem a seus maridos. Embora as mulheres pagãs falem em voz alta e interrompam os outros nos lugares de culto, é desonroso a uma mulher cristã comportar-se dessa maneira.

      Então vemos que Paulo trata de uma situação parecida com a do Livro de Timóteo, onde mulheres que não entendiam os costumes da igreja de Coríntios deveriam começar a se comportar de acordo com a Igreja, e aprenderem a fazer isso caladas.

      Então A principal lição, é como a que tiramos aqui… Pessoas que não entendem e não vivem as leis cristãs, não devem ensinar a outros, porque estarão fazendo como Eva, levando outros ao pecado, ou senso Hipócritas como os Fariseus.

    2. Conteúdo. I Coríntios é uma carta de aconselhamento. Na ocasião em que Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto, através de um membro da igreja corintia, chamada Cloé e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos.

  2. Joelder, julgar uma grande nação no seu ponto de vista e tarefa pra homem,não?
    No entanto DEUS levantou uma mulher pra fazer isso.
    A saber: Debora como juiza, o que vc acha disso?

  3. parabéns a única explicação desse versículo que realmente achei coerente, e olha que já vi diversas outras pregações sobre esse versículo e nenhum me convenceu. orei a Deus pedindo sabedoria, e achei esse texto maravilhoso que me trouxe grande esclarecimento.

  4. Muito esclarecedor, como disse orando o Espírito nos revela a verdade, me trouxe paz e coerência, acredito no contexto no qual está escrito a palavra. Muito obrigada pela explicação!

  5. Então rasga a bíblia e joga fora então. Os tempos passam mas a palavra do Senhor não passaram, ele é ontem até hoje.

  6. Minha opinião é que o texto se torna universal sim, no momento que Paulo cita o acontecimento de Eva como exemplo. Quem poderia ser mais comum a todos os homens e mulheres do que Eva?

    Outra coisa que, com muito respeito, acho irônico é usar os textos de Ellen White para interpretar este ensino específico de Paulo, sendo que é exatamente contra a autoridade de mulheres como ela que o texto está promulgando.

  7. Muito boa a explicação, gostei, tem muitos homens e igrejas hj ainda que não aceita, e querem colocar em prática usando esse testo da Bíblia. Obr Deus por me esclarecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *